Mestre de Capoeira William Douglas comemora o crescimento do esporte nos Estados Unidos.

Mestre de Capoeira William Douglas comemora o crescimento do esporte nos Estados Unidos.

William Douglas Guimarães, Mestre Mão Branca, é um grande protagonista da capoeira. Praticante desde 1970, ele propagou sua arte-luta em diversos países ao redor do mundo.
Sua dedicação à capoeira o tirou das periferias e inspirou muitos de seus alunos a seguirem o mesmo caminho. Presidente e fundador do grupo Capoeira Gerais e também Presidente da ICA (International Capoeira Association), ele recebeu o título de Mestre dos Saberes pela cidade de Belo Horizonte e o título de Doutor Notório Saber pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Hoje, aos 64 anos, treinando ativamente, ele prepara capoeiristas e lutadores de MMA para competirem nos Estados Unidos e em outros países. Treinou o atleta Wendel Araújo (Cobra) para competir no VMB (Volta ao Mundo Bambas), em Los Angeles, no dia 20 de julho de 2024, onde seu atleta se sagrou campeão do cinturão. A próxima luta será do atleta Cezar Ferreira, conhecido como Cezar Mutante, que já iniciou os treinamentos com Mestre Mão Branca desde seu período no UFC. A dupla novamente se une para competir no dia 12 de outubro de 2024, na 8ª edição do VMB, em Brasília, capital do Brasil.

Quando não está treinando seus atletas, Mestre Mão Branca é convidado para workshops, apresentações e palestras em eventos nos Estados Unidos, onde leva sua energia e conhecimento aos atletas.

Wendel Araújo Rocha (Cobra) ressalta:
“Sem dúvidas, não seria possível conquistar as vitórias sem os treinamentos do Mestre Mão Branca (William D. Guimarães).”

João Baptista