Instituto Reação participa da 8ª edição do evento “Esporte na Rua” no Rio de Janeiro

Instituto Reação participa da 8ª edição do evento “Esporte na Rua” no Rio de Janeiro
(Imagem: Instituto Reação)

Ação comemora o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz com atividades gratuitas espalhadas por todo o Brasil

Via assessoria de imprensa

RIO DE JANEIRO, 01 de abril de 2024 – O Instituto Reação, Organização da Sociedade Civil que há mais de 20 anos promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação, participa da oitava edição do “Esporte na Rua”, evento gratuito organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, no Rio de Janeiro. Cerca de 40 alunos do Instituto participarão das oficinas junto ao público, entre elas, a de atividades lúdicas sobre o judô, realizada pelo Reação, que montará um tatame no local.

“O Reação se preocupa em integrar seus alunos à sociedade, a fim de que eles se sintam pertencentes. Nós formamos cidadãos fortes e preparados para o mundo, e para isso, oferecemos mais do que aulas de judô, por meio de diversos programas – Educação, Bolsa de Estudos, Conecta, que faz a ponte com empresas para o mercado de trabalho, entre outros”, comenta Luciano Gomide, presidente do Reação. “Participar desse evento é um exemplo de como trabalhamos e dos valores de ‘Construir, Conquistar e Compartilhar’ que tanto objetivamos. Além disso, todo o público terá a chance de participar, aprender e praticar o judô, esporte que ensina valores como coragem, humildade, responsabilidade, respeito, superação e solidariedade.”

Mais sobre o Esporte na Rua

Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer, serão oferecidas atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas nos espaços públicos espalhados por 25 cidades do país, com a participação de 40 instituições e ONGs reconhecidas.  Os eventos acontecem em quatro regiões e nove estados. A faixa etária será variada: além de atividades para crianças e jovens, os adultos e idosos também terão oportunidades para se movimentar e divertir. Os mais de 750 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos, esperam promover atividades para mais de 5 mil pessoas. 

O evento contará com atividades nas seguintes regiões, estados e cidades: 

Nordeste: CE – Fortaleza; PE – Olinda e Lagoa de Itaenga. Norte: PA – Novo Progresso. Norte: PA – Novo Progresso. Sudeste: MG – Belo Horizonte, Itaobim, Comercinho, Jequitinhonha e Alvorada. RJ – Rio de Janeiro (São Cristovão, Olaria e Vila Aliança), Volta Redonda e Iguaba Grande. SP – São Paulo, Ribeirão Preto, Birigui, Santo André e Mauá. Sul: PR – Curitiba, RS – Arroio dos Ratos, Viamão, Campo Bom, Novo Hamburgo, Ijui e Alvorada. SC – Florianópolis. Confira a programação aqui.

Serviço

Local: Parque Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ

Horário: das 9h30 às 11h30

Entrada gratuita

Sobre o Instituto Reação

Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. O Instituto oferece seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro”, com foco em judô recreativo, educação e desenvolvimento socioemocional, e “Reação Olímpico”, com foco no judô de alto rendimento, além da educação e do socioemocional. Para reforçar o projeto Caminho Potente, o Reação conta ainda com três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” (capacitação, emprego e renda) e “Reação com Elas” (empoderamento feminino). Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego, utilizando atributos fundamentais que ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, em três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens.

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), parceira da Nike, Laureus, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e com o apoio da B3, reúne hoje 99 organizações que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano. Juntas, estas organizações foram responsáveis pelo atendimento de mais de 190 mil pessoas em 2022, em 20 estados + Distrito Federal. A REMS foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007, por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do PNUD. Esta iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania.  Mais informações: http://rems.org.br/br/.

Para mais informações sobre o Instituto Reação:

Larissa Gutierres – larissa.gutierres@atomicalab.com.br – 11 95063-7518

Claudia Rodrigues – claudia.rodrigues@atomicalab.com.br – 21 99221-2234

Para mais informações sobre a REMS:

Ana Luiza de Araujo Carrança – Tel (11) 5506-7200 / (11) 97322-9448

contato@rems.org.br – www.rems.org.br

Redacao

Redação do site Lutas By Peleia MMA, a versão sobre todas as lutas do site gaúcho Peleia MMA. E-mail de contato: peleiammacontato@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *