Fotógrafo de Maricá fica entre os 10 da América em prêmio internacional de fotografia esportiva
Fotógrafo especialista em lutas é top 10 da América em prêmio internacional realizado em abril deste ano na Europa. Ele concorreu com mais de 1880 fotógrafos de 140 países, cujas fotos foram analisadas por um painel de especialistas, membros do Comitê Executivo e membros do Júri da instituição.
Entre os mais de mil concorrentes, o fotógrafo morador de Itaipuaçu, Maricá, João Baptista, 43 anos, apelidado de “Psicótico” por conta de seu site de MMA “Psicóticos por Vale Tudo”, chegou até a etapa semifinal e figurou na lista dos Top 10 da América do prêmio internacional, AIPS Sport Media Awards 2023, que aconteceu em Barcelona, Espanha, em abril deste ano juntamente com os também brasileiros, André Durão, Ivo Gonzalez e Dennis Calçada.
Especializado em foto de punch, João participou com um clique completamente fora do seu estilo habitual. O registro foi feito na edição 117 do evento Shooto Brazil, em abril do ano passado, e teve como objetivo principal mostrar que os esportes de combate são apenas uma competição. A foto intitulada “Opponents not Enemies” (em português, “Oponentes e não Inimigos”) exemplifica o cuidado e a preocupação com a integridade física do adversário mesmo após a vitória, mostrando que a rivalidade acaba logo após o final da luta.
O AIPS Sport Media Awards, prêmio global de fotojornalismo, foi criado em 2018 por Merlo Gianni, presidente do júri, e tem como diretor Martin Mazur, com o objetivo de divulgar e premiar fotografias esportivas.
Não é o 1º prêmio do brasileiro
Em 2021, João Baptista “Psicótico” recebeu o título de melhor fotógrafo brasileiro de luta pelo Troféu Marco Ruas, uma homenagem ao criador do MMA. Com o título, o fotógrafo encontrou o incentivo que precisava para manter seu trabalho dentro do meio das lutas, onde o apoio é bastante escasso.
Em 2024, o prêmio vai para sua sétima edição e as expectativas do fotojornalista são as melhores para desenvolver um bom trabalho e disputar mais uma vez as melhores colocações na “copa do mundo de fotografia esportiva”.